25 de setembro de 2015

Caruncho/gorgulho ou bicho dentro do feijão? como resolver

Olá meus amores, hoje vim contar para você uma coisa que aconteceu comigo estes dias e que me deu um boa dor de cabeça:
Lá foi eu bonita escolher o feijão para cozinhar e dentro do saquinho havia várias coisinhas, parecendo areia, resolvi abrir e contatei para minha infelicidade que havia carunchos/gorgulho no feijão, no arroz, farinha etc, joguei um monte de coisa fora que estava no armário fora e comprei outros, limpei o armário e depois de alguns dias o bendito do bichinho tava lá denovo.
Nossa na hora eu surtei e como nerd que sou corri no computador e fui pesquisar para saber que bichinhos eram estes de fato e como se livrar deles.
Realmente eram os carunchos/gorgulho, ou dependendo da sua região bicho de farinha, é um bicho que vem em cerais e geralmente não faz mal algum para o ser humano, mas credo que nojo ver várias coisinhas dentro do arroz, feijão etc. Estes bichinhos se alimentam de cereais e tem um ciclo de besouro, ovo, larva e casulo e assim por diante.
Mas agora a pergunta? como estes Malditos carunchos foram parar no meu apartamento novinho com compra, moveis tudo novo? Eu simplesmente fiz a idiotice de comprar feijão tropeiro na casa do norte, não fiz , deixei no saquinho junto com a despensa e fui viajar, deixei a casa por 1 mês fechada.
Não sei de onde estes bichos surgem especificamente, mas só sei que quando voltei o feijão tropeiro era o que mais tinha destes bichinhos .
Na época joguei o troço fora , limpei o armário, fiz compras normal e nunca apareceu estes bichos, até que estes dias fiz uma mini viagem e como dito acima voltei á encontras os benditos denovo.
Isso não é uma coisa que acontece raramente, pergunte para sua mãe, tia , madrinha elas vão te falar que acontece frequentemente. Caso aconteça com você não fique paranoica igual á mim, me achando a dona de casa mais descuidada do mundo, isso acontece  muito principalmente com donas de casa novas como eu,você e até com aquelas donas de casa super experiente.
Tome cuidado no supermercado, há até relato destes bichinho em produtos nas prateleiras do mercado, você pode ta levando para casa e não prestou atenção.

Como se livrar dos carunchos ou bichos da farinha?
Cara , é um puta de um desperdiço, mas jogue fora tudo qualquer pacotinho que você ver ovinhos de carunho (parece uma farinha de rosca solta).
Limpe o armário ou dispensa com uma misturinha de vinagre e água, deixe as potas abertas para secar
Passe um pouco de álcool por todo o armário, prateleiras etc
Deixe pelo menos 2X na semana seu armário/dispensa com as portas abertas para o ar circular (estas pragas gostam de lugares sem ventilação e úmidos
Sempre que abrir algum pacote de cereal, arroz, feijão farinhas macarrão etc, guarde o restante em um pote, de preferencia de vidro bem fechado
Quando fazer novas compras, coloque os produtos em pilhas e os mais antigos por cima para ser usado mais rapidamente.
sempre verifique se há algum indicio do caruncho e sempre descarte o pacotinho com caruncho o mais rápido possível.
Em uma tampinha de maionese, coloque um pouco de pó de café e deixe na dispensa/armário. troque de 15 em quinze dias, ou deixe alguns paus de canela. (isso funciona como um repelente natural.

Eu graças á Deus consegui me livrar destes bichinhos chatos com algumas destas dicas e já tem um mês que não vejo nem vestígio deles no meu armário de mantimentos, ufa.



15 comentários:

  1. O meu feijão que comprei bem dentro da validade, está com um pó amarelado e vários furados. O produto é Qualitá comprei no Supermercado Pai de Açúcar. Chateada.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu estou com esse mesmo problema
    Agora que vc falou do feijão feijão tropero e do tempo que vc ficou fora,eu me lembrei, eu ganhei um feijão de corda que veio do interior do Rio Grande Do Norte, infelismente eu demorei pra fazer o bendito, depois disso que empestiou tudo na minha dispensa.

    ResponderExcluir
  3. Estou jogando 10 quilos de feijão... muito chateada. Os bichinhos apareceram muito rápido e sem chance de consumir. ..

    ResponderExcluir
  4. Tanta gente fala di gorgulho do feijao mas nao falam quantas pessoas ja morreram por conta do veneno que se coloca no feijao

    ResponderExcluir
  5. Bom dia super chateada com esses bichinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu apareceu uma especie de larva branca... Tô bem chateada também

      Excluir
  6. Olá, adorei seu blog! Estou com o mesmo problema em casa, estava procurando uma solução para salvar o feijão pq dá uma dó jogar fora, feijão do Norte tem como conservar por muito tempo colocando a embalagem na geladeira ou guardando ele dentro de garrafa pet.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Aconteceu comigo quando vou escolher o feijão ou o arroz,aparece uma espeesp de minhoquinhas pequeninas e magrinhas caminhando entre os graos.Isso é larva? Fico aguardando.

    ResponderExcluir
  8. Se caso a pessoa comer esse tipo de feijão com esses bichinhos, e muito perigoso para saúde ? Quais os riscos ?

    ResponderExcluir
  9. sERÁ QUE TEM RISCO? eU VOU CATAR, LAVAR BEM LAVADO E COZINHAR....FEIJÃO TÁ CARO PRA SE JOGAR FORA ASSIM...
    LIMPEI MEU ARMARIO COM UMA SOLUÇÃO DE ALCOOL E CRAVO( VI NA NET) COLOCO UMA PORÇAÕ DE ALCOOL NUM BORRIFADOR, PONHO OS CRAVOS E DEIXO 24H. lOGO, SÓ USAR NO ARMARIO .
    COLOQUEI TB UMA TAMPINHA COM CRAVOS DENTRO DO ARMARIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não jogo fora lavo bem lavado até com detergente e depois lavo bem e coloco no fogo e tempero bem gostoso.....nunca morri rsrsrsrsrs

      Excluir
    2. Estou a procura de alguma forma para poder aproveitar. E vou fazer como vc, lavar, lavar bastante, deixar de molho e usar. Não tenho como perder esses produtos logo agora na pandemia. Arroz e feijão aqui estão com as larvas. Aqui sempre coloco na geladeira os grãos. Dessa vez demorei mais para colocar e em 1 mês aconteceu isso. Super chateada

      Excluir
  10. O meu, de uma marca bem conhecida e supostamente confiável, tinha no saco plástico, fechado (1 kg), sem furinhos nem sinal de que entraram por causa disso. Perdi 3 pacotes.

    ResponderExcluir
  11. É estava comendo cereal e tinha vários desses bichinhos, e não tinha visto. Depois que comi e abrir o saco e olhe dentro vi que tinha desses bichinhos. Será que me fará algum mal?

    ResponderExcluir
  12. Vai morrer em 10 segundos, 9,8,7,6,5,4 ...rs. Ainda está aí?! :O Então, não é disso q vai não. rs Quer alegria e paz verdadeira? No play store do teu cel,digita: TV CANÇÃO NOVA ou pelo www.cancaonova.com E creia>>> Jesus te ama! Jesus te chama! Ainda dá tempo! Salve Maria Imaculada!😀❤🙏🏼⚘

    ResponderExcluir

Eu Sou do CBBlogers
Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger